quinta-feira, 28 de janeiro de 2010
segunda-feira, 25 de janeiro de 2010
domingo, 24 de janeiro de 2010
terça-feira, 19 de janeiro de 2010
domingo, 17 de janeiro de 2010
Em Moçambicano...
E quando chega ao local de trabalho não pede desculpa por ter atrasado, diz sorry lá, que tive problema de transporte. E não trabalha até ao meio dia, djoba até àquela hora das 12. E aí não pede ementa, pede menu. E não come, tacha. Não come batata frita, come chips. Não come salsichas, come vorse. Não come costeleta, come t-bone. E não bebe uma laurentina preta, toma uma escura. E não fala com o amigo sobre a namorada, bate papo “brada, minha dama”. E não gosta muito, grama maningue. E na saída do restaurante não vê as mulheres que passam, aprecia as damas. E não seduz, paquera. E não faz convite, pede contacto. E não a segue, vai à sua trás. E não encontra um conhecido mais velho, apanha um jon cota. Na rua não compra cajú, compra castanha. E não tira fotografias, fota.
No escritório, a empregada não despeja o lixo, no ofice trabalhadora vai deitar. E não traz o jornal, leva. E não põe insecticida, baygona. E não tem reuniões, tem meetings. E no computador ele não escreve, taipa. E depois não faz impressão, printa. E não trabalha as fotografias em Photoshop, fotoshopa. E para fazer um intervalo não vê o patrão, tcheka o boisse. E não sai para dar uma volta, dá um djiko. E não escreve sms para a amiga colorida, manda mensagem para a pita. E não mente dizendo que está ocupado, mafia que tá bizi. Moçambicano não trai, cornea. Não caminha, estila. Não se faz de difícil, jinga.
Não acaba uma tarefa, ultima. E no fim do trabalho não vai, baza. E com os amigos não tem negócios, tem bizne com bro. E ao fim do dia não vai ao ginásio, djima. E não tem bicicleta, tem bikla. E não está musculoso, tá big. E não faz saudação batendo na mão do amigo, deketa. E não gosta de aproveitar a vida, enjoya laifa. De tarde não bebe chá e come pão com manteiga e queijos, toma chá. E não vai buscar a namorada que está num cabeleireiro distante, a arranjar as unhas e a fazer tranças no cabelo, vai apanhar dama que faz unha e entrança láaaaaaa no salão. E não bebem um refrigerante, tomam refresco. E a namorada não usa mini-saia e saltos altos e anda descapotável, põe sainha e uns saltos e tá descartável. E não lhe diz que é bonita, diz “tens boas”."
La Movida!! ;)
News muito rápidas de Madrid, porque já devia estar a dormir a esta hora! ;)
Tudo corre muito bem... O pessoal cá em casa é super porreiro, os colegas espanhois do trabalho 5 estrelas e os madrilenos muito simpáticos! :)
Esta primeira semana pareceu um mês... Tenho dormido muito pouco e não tem dado para respirar... Houve jantaradas com Inovios, aniversários, jantar com o people da AS de Ptgl... Enfim... non stop! Hj fui ao concerto de Air! Brutaaaaaal... :)
Uma vez que estou na europa, estou a aproveitar para me "mimar" culturalmente... Pelo que vou-me inscrever nas danças latinas (salsa ou sevilhanas... ainda está em discussão), já temos combinadas idas a museus e teatros e estou sempre "em cima" da agenda de concertos! :)
Madrid até tem muito para oferecer... Ahahahah :))
Deixo-vos com algumas fotos... Espero que esteja tudo bem com voces my friends!!
*Beijooooooooo
Compinchas cá de casa!
Os primeiros 10 dias de Maputo...
A cidade
Aqui vive-se bem, é fácil gostar...A cidade é esburacada, degradada, pobre, porca, cheira mal...Mas respira vida, respira cor...Tem vistas lindas da baía e das ilhas em redor...É quente, mas ventosa...Tem gente por todo o lado...Tem chapas a rebentar de gente...Tem os meticais e "paus"...Tem sorrisos lindos!
Tem um cantinho mágico, formado pelo Piri piri, o Pirata e o Nautilus, onde sempre podemos encontrar mais contactos...ou simplesmente mais gente portuguesa!
O Trabalho
Aqui entra-se às 7h e 40 minutos de viagem me separam até à Machava. Por enquanto, muitos mais me separam do que vou fazer...
As pessoas
Nestes dias tenho conhecido maioritariamente contactos...Parecendo que não somos 44 e há para todos os gostos - literalmente ;)
Para além disso, há também uma comitiva de contactos de edições anteriores e outros portugueses residentes, com os quais temos estado.
Os planos
Durante a semana: Assinar o contrato da casa e mudar-me
5ª feira: Karaoke
Próximo fim-de-semana: Suazilândia
Espero que estejam todos bem e que me venham visitar!
Bjos a todos*
terça-feira, 12 de janeiro de 2010
O regresso às origens
Cheguei no Domingo e tem sido uma agitação, conheci uma prima, Gilda, que tem sido 5 estrelas! Os meus pais já tinham falado muito bem dela mas não tinha noção do espectáculo que é, é uma pessoa muito à frente,com os orizontes bem alargados. Apesar de ter dois filhos e marido não deixa de ter um espirito jovem e de ter tempo para tirar o doutoramento e aproveitar os pequenos prazeres da vida, como umas birras no final da tarde, uns fins de semana com amigas passados a comer e beber, é uma optima companhia e tem sido imparável na ajuda que me tem dado com as burocracias e costumes locais :))))
Impacto
O melhor é começar pelo princípio e explicar o porque do nome "ex" 3 M!
A experiência INOV tem sido uma mar de emoções, a ansiedade de saber se era apta, o desespero para saber se tinha sido seleccionada e por fim o pânico de saber o destino! Era suposto ter acalmado a partir daqui..mas assim não seria a minha história :)
Muitas pessoas tinham a preferência de ir para este ou aquele destino, mas eu só tinha um desejo, "tudo menos cabo verde", não me interpretem mal, mais a frente explico!
Os destinos foram revelados num power point gigante e à medida que foi se aproximando o momento de saber, comecei a ficar com o coração nas mãos. Enquanto olhava para o ecrã, só pedia que o destino não começasse por C até que....."MARROCOS", tive um ataque de pânico, a ansiedade era tanta que senti que toda a tensão e stresse que tinha acumulado até então, todas as noites a ter pesadelos e o cansaço, tinham finalmente espaço para ser descarregados....chorei que nem uma madalena abandonada lol
Fiquei Feliz e comecei a fazer planos para as minhas idas para os resorts, mas não demorou muito...no dia seguinte caiu a 2ª bomba, recebi um email a informar as cidades, "MACAU", pânico, apesar do destino me parecer melhor, na altura não foi isso que pensei, eu mentalizei-me com Marrocos e o choque de me alterarem o destino atirou-me tudo ao chão! Mas tudo bem, arranjei novos contactos, fiz imensas pesquisas sobre Macau, tive duas semanas para me mentalizar que ia para Macau ao ponto que já estava a a arranjar maneira de não sair de lá apesar de ainda não ter chegado lol.
Pois.. 3ª Bomba, o responsável da AICEP Macau decidiu que queria alguém que falasse fluentemente inglês e o meu estágio foi cancelado, PÂNICO, pensei que o INOV tinha acabado para mim ( eu sei que sou um pouco dramática, mas quem me conhece não se surpreende), chorei mais um bom bocado até ao final desse dia, mas a AICEP ligou no fim da tarde para me dizer que tinha estágio. Fiquei mais descansada até me anunciarem o destino..."Praia, Cabo Verde".